O “bicho” de sete cabeças: a amamentação

AmamentaçãoSempre tive pra mim que não ia gostar de amamentar, tinha um medo danado das dezenas de histórias que escutamos por aí: fulana ficou com o “bico” pendurado, o meu jorrava sangue e o bebê bebia, meu filho mordeu o “bico” e inflamou, além de uma amiga que dava mama gritando e se contorcendo de dor. Como acreditar que isso podia ser prazeroso como também muitas outras mamães relatavam? Pois bem! Tinha mais medo disso do que o próprio parto!

Na minha cabeça, preciso revelar aqui, eu até tinha uma tímida torcida para que algo não desse certo e eu tivesse que dar o complemento. É minhas queridas, a vida SEMPRE ensina!

Preparei o seio durante a gravidez com bucha vegetal, passava todo banho, no começo era terrível mas foi melhorando com o tempo. Eu não passava muito, tinha uma agonia tremenda, mas segui firme. Já li em alguns lugares que isso não adianta nada, mas a indicação foi da minha própria GO de mais de 30 anos de experiência.

Pedro nasceu de parto cesáreo, então pude oferecer o seio para ele somente algumas horas depois. E aí batia uma insegurança: Ele vai pegar? Vai doer? Vou gritar?
Para minha sorte o meu leite (o inicial que chamamos de colostro) já havia descido um dia antes da chegada do meu pequeno. Quando a enfermeira me ajudou a colocá-lo no seio ele pegou de primeira! E foi aí, minhas amigas, que foi criado um laço difícil de ser desfeito. Era um momento especial, único… E eu não senti dor alguma! Talvez por conta de todo o sentimento envolvido, uma anestesia natural que vem do nosso coração.

Na maternidade segui oferecendo o seio e ele sempre pegava. A enfermeira havia me ensinado a pega correta (e eu como tinha medo já até tinha lido muito sobre isso) e esse cuidado é muito importante! Com a pega correta o bebê mama melhor e você não sente tanta dor pois não irá machucar. O bebê não pode, de jeito nenhum, pegar só o bico, ele precisa pegar o máximo que conseguir de toda auréola. Caso ele tenha pego só o bico, você tira colocando o dedo mindinho na boquinha dele pra tirar o vácuo (que também causa lesões) e inicia novamente, para ele abrir bem a boquinha tente a técnica abaixo de tocar a boca com a parte debaixo do mamilo. Eu tomava muito cuidado com essa parte, não achem que é balela, isso vai ajudar e muito!

pega-correta

pega-incorreta

Preciso dizer também que senti dor sim! Tudo ficava dolorido, o primeiro mês inteiro até a toalha para secar após o banho incomodava. Mas eu não tive nenhum ferimento! Usava também uma pomada milagrosa de lanolina, a Lansinoh. Super indico! Passava a cada mamada, não precisa retirar e acredito que ela tenha auxiliado muito em não deixar o bico ferir. Usei a cada término de mamada até o Pedro ter 1 mês e meio mais ou menos, hoje passo por precaução para dormir. Ah! Essa sensibilidade no bico também passa mais ou menos com 1 mês, pelo menos foi assim no meu caso.

Pedro desde o início sempre mamou com intervalo de 2h a 3h, tinha na minha cabeça de oferecer sempre (livre demanda) mas ele já veio reguladinho de fábrica. 🙂

Ainda vou escrever muito sobre esse assunto por aqui, pois existem muitas dúvidas que vamos adquirindo no meio do caminho.
Bom, preciso dizer agora a minha conclusão sobre a amamentação e o meu conselho: Não desistam, mamães! Se seu caso é de ter machucado tente passar a pomada que indiquei e até deixe o peito descansar mais de 1 mamada, se for outro problema procure ajuda especializada (existem consultorias e até pediatras especializados em amamentação), com certeza saberão como te orientar. Amamentar é um ato de amor e uma entrega linda para o ser mais importante da sua vida!

E como li há um tempo atrás: “porque dar de mamar é a síntese perfeita de mamãe com amar”. Coração

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s